Proteja-se de Assaltos em Carros

     Quem já não ouviu a frase: "não adianta trancar a casa, depois da porta arrombada", ou alguma outra similar.
     Devemos ter em mente que enquanto não pudermos terminar de vez com a onda de assaltos à motoristas nos grandes centros urbanos e agora até em pequenas cidades, a saída mais rápida é tentar evitar situações que possam levar você e seus familiares ao perigo.

Como Reduzir os Riscos de Assalto

1 - Sempre preste atenção ao que ocorre à sua volta, principalmente quando seu veículo não estiver em movimento.  Fique de olho em qualquer um que possa se aproximar de seu carro.  Não se engane:  as aparências enganam.

2 - Quando perceber que o sinal irá ficar vermelho, reduza a velocidade do seu carro de maneira, que você possa gradativamente ir se aproximando, sem necessariamente ter de parar.

3 - Mantenha sempre posições estratégicas em relação aos demais carros. (ver abaixo)

4 - Mantenha sempre os vidros fechados.  Há vários relatos de assaltos ocorridos quando apenas uma fresta estava aberta.

5 - Mantenha sempre as portas travadas.

6 - Coloque qualquer objeto de valor, casacos, bolsas, pastas dentro do porta-malas, no porta-luvas ou no chão do carro, retirando-os da visão de quem está da parte de fora do carro.

7 - Evite utilizar jóias e relógios que possam chamar muita atenção.

8 - Sempre que possível viaje acompanhado(a), principalmente à noite.

9 - Evite conversar dentro do carro depois de parar.  Quando estacionar seu veículo, coloque uma boa tranca ou alarme, feche-o e deixe o local sem demora.

10 - Não tente brigar ou bater boca com o assaltante, nem tão pouco desafiá-lo a mostrar sua arma, isto pode irrita-lo e ele poderá disparar contra você.

11 - Nunca tente reagir ou arrancar com o carro, nem mesmo tocar a buzina.  Caso tenha sido abordado mostre ao assaltante que ele está no comando.  Não faça movimentos bruscos.
     Avise-o que irá soltar o cinto de segurança, sempre mantendo a outra mão no volante.  Depois avise-o que abrirá a porta.  Não tente convencê-lo a não levar seu veículo.  Lembre-se sua vida é seu bem mais precioso, e seu veículo provavelmente será ressarcido pelo seguro.  Mesmo que você não tenha seguro, é difícil de acreditar que seu veículo possa valer mais que seu veículo.



Como se Posicionar de Maneira mais Segura

     A maioria dos assaltos ocorridos no trânsito são praticados no sinal de trânsito.  Abaixo algumas dicas para um melhor posicionamento.

     Ao parar no sinal procure manter distância do carro da frente, pois os carros que estão "presos" entre outros são os preferidos para assaltos.

Chegando em Casa

     Um erro bastante comum, é o  de pensar que quando está chegando em casa as situações de perigo diminuem.  É nesta hora que os assaltantes aproveitam para abordar seu carro.  Mantenha a ré engrenada, dando a idéia que você irá sair novamente.
     Ao parar no sinal procure manter distância do carro da frente, pois os carros que estão "presos" entre outros são os preferidos para assaltos.

AutoMov