Acidentes

Se você se deparar com um acidente de trânsito ou tiver se envolvido em um é importante saber como proceder corretamente para ajudar.

Daremos algumas dicas para você agir da maneira mais correta possível para sair dessa situação com o mínimo de prejuízo a sua saúde.

No caso de acidentes com vítimas você deve evitar ao máximo a manipulação das vítimas, apesar da vontade de ajudar, se você não for um profissional, você poderá agravar o caso clínico da vítima se por exemplo ela tiver uma fratura na coluna ou algo assim.

A primeira providência a ser tomada é ligar para o corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou para a Polícia Militar pelo 190.

Não remova os veículos do local do acidente, a não ser que isso seja extremamente necessário por estar causando risco para que ocorram novos acidentes, se você fizer isto estará atrapalhando o trabalho da perícia.

No caso de acidentes com vítimas, deverá ser feito um boletim de ocorrência na delegacia policial. Este boletim de ocorrência é fundamental para dar entrada no seguro obrigatório.

No caso de não haver vítimas no acidente, basta remover os carros da via para que não cause maiores transtornos ao trânsito, e o boletim de ocorrência poderá ser feito na delegacia com a presença de testemunhas para que a parte prejudicada possa ser ressarcida de seus prejuízos de preferência de uma maneira em que haja acordo rápido entre as partes envolvidas para que se evite um processo longo e demorado na justiça.

Observação
Para você ter informações mais detalhadas, com desenhos ilustrativos e explicações, visite a página de Primeiros Socorros da Viva Tranqüilo

AutoMov